Quais as causas de diarreia em cães e o que fazer ?
O que é diarreia?
A diarreia é a passagem de fezes não formadas, amolecidas, geralmente com aumento do volume e/ou da frequência. Não é uma doença, e sim um sintoma decorrente de várias doenças, graves ou não.
Quando a diarreia está associada a doenças não graves, ela pode ser resolvida rapidamente com tratamentos simples, desde que o tratamento seja iniciado cedo o suficiente para evitar perdas importantes de líquidos e nutrientes.
Porém, em alguns casos ela pode estar associada a doenças mais graves, até potencialmente fatais, como uma falha no sistema de órgãos ou câncer, complicando a resolução satisfatória do sintoma.
O que causa diarreia?
A diarreia é o resultado do aumento da velocidade de passagem do material fecal através do intestino, combinado com diminuição da absorção de água, nutrientes e eletrólitos.
Se o principal sintoma de uma doença em seu pet é a diarreia, a causa pode ser um problema relativamente simples, como uma infecção intestinal causada por bactérias, vírus, coccídios ou vermes intestinais.
Da mesma forma, uma simples mudança na dieta ou a ingestão de algum alimento estranho ou ainda a ingestão acidental de algum material irritante pode desencadear uma diarreia aguda.
O fator psicológico também pode ser causador da diarreia: o estresse, especialmente após viagens e mudanças no ambiente.
No entanto, a diarreia também pode ser um sintoma de um distúrbio subjacente mais grave, como:
Intolerância Alimentar e Alergias Alimentares. Assim como ocorre aos seres humanos, certos cães não conseguem metabolizar bem alguns alimentos, surgindo sintomas característicos como coceira e problemas de pele associados com outras alergias caninas e diarreia.
Infecções virais ou bacterianas sérias como são as causadas por Parvovírus, Coronavírus, Rotavírus e Salmonelas.
Doença intestinal inflamatória.
Câncer.
Outras doenças sistêmicas.
Quão séria é a diarreia em cães?
A gravidade da diarreia depende de quanto tempo ela persiste e quais são os outros sintomas que a acompanham. Se o seu cão tem diarreia com sangue, ou está mostrando sinais generalizados de doença, como fraqueza, febre, vômito, dor abdominal, perda de apetite ou desidratação, a causa pode ser mais grave.
Como a causa da diarreia é determinada?
As características da diarreia, como a cor, consistência, cheiro e frequência, são importantes na identificação da causa. Seu veterinário possivelmente pedirá uma amostra representativa do material fecal para a realização de um exame.
Se a diarreia é o único sintoma, o exame de fezes servirá para descartar certos parasitas e infecções. Se a diarreia for severa ou estiver associada a outros sinais clínicos, seu veterinário pedirá a realização de exames complementares para chegar a um diagnóstico e determinar a causa, permitindo assim o tratamento adequado.
Os testes diagnósticos podem incluir avaliação fecal microscópica, radiografias abdominais, com ou sem contraste, exames de sangue, culturas fecais, biópsias do trato intestinal, endoscopia, ultrassonografia e cirurgia abdominal exploratória.
Qual é o tratamento para a diarreia?
Uma vez conhecido o diagnóstico o tratamento específico será prescrito, podendo envolver medicação ou simplesmente tratamento dietético.
Para cães adultos saudáveis com diarreia aguda simples, seu veterinário pode recomendar inicialmente uma abordagem conservadora, ao invés de uma investigação diagnóstica mais profunda. O tratamento conservador envolverá frequentemente a retenção de todos os alimentos por 12 a 24 horas, para permitir que o trato intestinal descanse. O acesso à água não deve ser restringido durante esse período. Após esse jejum, uma dieta de fácil digestão será prescrita por alguns dias, podendo consistir de um produto industrializado ou caseiro. A abordagem médica conservadora permite que os mecanismos de cura do corpo corrijam o problema. Quando as fezes voltarem ao normal, você pode reintroduzir gradualmente a comida regular do seu cão misturando-a com a dieta especial durante vários dias.
Medicamentos antidiarreicos e antiparasitários podem ser prescritos em alguns casos, enquanto outros casos podem ser tratados com medicamentos para controlar a motilidade do trato intestinal ou ainda com drogas que aliviam a inflamação. No entanto, você só deve medicar seu animal de estimação com a prescrição de seu veterinário.
Se o seu animal de estimação não melhorar dentro de dois a quatro dias, exames e/ou tratamentos mais agressivos podem ser necessários. Diarreia grave ou prolongada pode resultar em desidratação significativa e distúrbios metabólicos devido à perda de líquidos. Nesse caso seu animal de estimação pode necessitar de hospitalização para fluidoterapia intravenosa e/ou outros tratamentos intensivos.
Qual é o prognóstico?
O prognóstico depende da gravidade da diarreia, bem como do diagnóstico específico e da resposta ao tratamento. Na maioria dos casos de diarreia simples, o animal irá se recuperar completamente. Cães com diarreia crônica podem necessitar de controle dietético e/ou medicação por períodos mais longos, a fim de manter a condição de saúde sob controle.
Comments